Faça você mesmo, neste frio, a deliciosa Soupe à l’oignon! Considerada um prato clássico da gastronomia francesa, a sopa de cebola gratinada é considerada Patrimônio Imaterial pela Unesco.
Trata-se de uma iguaria gratinada preparada com vinho branco e coberta por queijo Emmental ou Gruyère. É um prato típico do inverno francês, servido em ramequins.
Ingredientes para 4 pessoas
1/2 kg de cebolas, cortadas em rodelas finas
3 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino
1/8 de colher de chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
6 xícaras de chá de caldo de carne
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1 bouquet garni com: 8 ramos de salsa, 1/2 colher de chá de tomilho, 6 grãos de pimenta-do-reino, 1 folha de louro (num saquinho de gaze)
2 colheres de sopa de conhaque
8 fatias de pão francês
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 dente de alho cortado ao meio
1 xícara de chá de queijo gruyère ou emmental ralado
1/3 de xícara de chá de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Numa panela grande, em fogo médio-baixo, cozinhe a cebola com a manteiga, tampada, mexendo de vez em quando, até amolecer. Acrescente o açúcar e mantenha em fogo médio, mexendo, até a cebola dourar bem. Junte a farinha de trigo e, sem parar de mexer, cozinhe por 3 min. Adicione o caldo, o vinho, o bouquet garni, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 min. Despeje o conhaque e misture.
Pré-aqueça o forno a 177°C. Arrume as fatias de pão numa assadeira, unte-as de ambos os lados com um pouco da manteiga derretida e toste-as, virando-as uma vez, por 15 min ou até ficarem douradas. Esfregue as torradas com alho.
Retire o bouquet garni e despeje a sopa em quatro tigelas refratárias. Cubra a superfície de cada uma com as torradas. Polvilhe-as com os queijos e regue com o restante da manteiga derretida. Cozinhe a sopa no forno por 15 a 20 minutos e então leve-a para gratinar na parte inferior do fogão, sob a chama, retirando-a quando o queijo estiver dourado.
Bon appétit!