As Ninfeias: Descubra a maior obra de Claude Monet no Museu Orangerie em Paris

Na sua residência em Giverny, Claude Monet cuidou pessoalmente de todo o planejamento do seu famoso jardim. De acordo com as ideias de Monet, as formas e as cores das plantas transformaram-se numa obra prima.

Entre os tantos quadros que Monet pintou tendo o seu jardim como modelo favorito, destaca-se as Ninfeias ou Nenúfares, flores aquáticas, em diferentes cores suaves que enfeitam, até hoje, o lago do jardim.

Foi a partir de 1897, que Monet idealizou um projeto de um amplo conjunto decorativo, fundindo o movimento impressionista tendo as flores do seu lago como principal protagonista.

Em 1918 ele doa ao governo francês o conjunto da série das Ninfeias em agradecimento aos sacrifícios feitos pela pátria francesa durante a guerra.

Para abrigar o conjunto, o museu de Orangerie sofre profunda transformação, adaptando-o para que as obras sejam admiradas em seu total esplendor.

Cerca de cinco meses após a morte do pintor, oito composições, somando 22 enormes painéis sobre Ninfeias, passaram a decorar dois salões ovais de Orangerie, no Jardim das Tulherias, em Paris.

Monet gastou 12 anos de sua vida em tais composições.

Visita virtual da Obra de Monet nas salas ovais do Museu Orangerie:
https://www.musee-orangerie.fr/fr/article/visite-virtuelle-des-nympheas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *