Soufflé – um sopro. O nome simboliza a delicadeza de um dos clássicos franceses mais famosos no mundo. Inventado em Paris no século XIX, foi criado por Antonin Carême que foi um dos primeiros da história a receber o título de “chef” e também lançar a moda do famoso chapéu de chef usado até hoje.
Seu preparo exige certa técnica e conhecimento, pois o segredo está justamente na temperatura e tempo de cozimento, mas o resultado final é de fazer qualquer um se apaixonar pelo sabor!
Ingredientes para 4 pessoas
120g de claras (aproximadamente claras de 4 ovos médios)
60g de gemas (aproximadamente gemas de 3 ovos médios)
1 colher de chá de mostarda de Dijon
20g de farinha de trigo
250 ml de leite
100g de queijo gruyère ou um outro queijo duro curado, ralado
Sal à gosto
1 pitada de pimenta-de-caiena
1 pitada de noz-moscada
Gotas de suco de limão (melhor que seja siciliano)
Manteiga para untar
Farinha de rosca para untar
Modo de preparo
Prepare a base do soufflé: Coloque em uma tigela as gemas, a mostarda, a pimenta, uma pitada de sal e a noz-moscada. Bata até esbranquiçar um pouco. Acrescente a farinha de trigo e incorpore. Ferva o leite e depois acrescente ele aos poucos na mistura de gemas, mexendo sempre. Em seguida leve essa mistura em uma panela ao fogo médio, cozinhe mexendo sempre e raspando as laterais para não queimar. Quando engrossar e soltar as primeiras borbulhas de fervor desligue. Incorpore o queijo e o sal. Cubra com um papel filme (que encoste direto no molho) e deixe esfriar por completo.
Para finalizar: Aqueça o forno à 200 graus. Unte 4 ramequins com manteiga e polvilhe farinha de rosca, reserve. Bata as claras em neve, quando atingir o ponto pingue gotas de limão e uma pitada de sal para firmar. Pegue o molho de queijo, mexa ele para ficar maleável e coloque em um recipiente para receber as claras em neve. Incorpore delicadamente metade das claras, fazendo movimentos leves de baixo para cima sempre. Adicione a outra metade das claras e incorpore com o mesmo cuidado. Divida a mistura nos ramequins, nivele com uma colher e passe o polegar em volta, fazendo um sulco, como desenhando um círculo na superfície, isso ajuda no crescimento.
Leve os ramequins ao forno pré-aquecido e imediatamente baixe a temperatura para 180 graus. Asse por 20/25 minutos – até crescer e dourar por cima. Pronto.
Bonne chance et bon appétit!